Nada novo debaixo do Sol

 





  Um dia desses estava lendo uma devocional do Charles Spurgeon, e nele encontrei a síntese de alguns pensamentos que venho experimentado recentemente....
   Spurgeon aborda a nostalgia que muitas vezes sentimos em relação ao que vivemos no passado com Cristo, sobre nossos momentos mais fervorosos, de quando nos deleitávamos com as Sagradas Escrituras e não deixávamos nossos momentos de oração enquanto não esvaziado o nosso coração. Sobre dias em que não importava o ocorrido, tínhamos certeza inabalável que o Senhor era conosco. São esses dias que sinto falta, dias de dedicação.
   É interessante pensar que minhas angústias hoje não são inéditas no meio cristão. O que quero dizer é que, se Spurgeon escreveu sobre isso, ele viveu isso, e não duvido que você, caro leitor, já tenha ou irá passar por algo semelhante. O curioso é saber que nada há novo debaixo do Sol, assim como dizia Salomão. Saber que quando nossos irmãos sofreram no passado, lhes foi trabalhada a perseverança e diversas coisas, que geraram frutos incríveis, servindo de consolo para a Igreja do Senhor, assim como Paulo escreveu.

Ele nos encoraja em todas as nossas aflições, para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições.


Coríntios 1:4

   Agradeço a Deus por me permitir ver o agir dEle na vida dos meus irmãos, fico maravilhada quando tenho acesso aos relatos em livros, aos seus aprendizados - a escrita é algo tão precioso, é um instrumento capaz de perpetuar pensamentos e reflexões na eternidade, não à toa o Senhor nos deixou Sua vontade em um livro, permitindo que gerações fossem abençoadas. A escrita é um dos reflexos da gloriosa criatividade do Senhor, mais um motivo para louvá-lo.  

  Quando cheguei ao final da devocional, me senti duplamente abençoada. Primeiro, por aprender a lutar contra esse sentimento nostálgico- no próximo parágrafo explico o problema disso- e por contemplar o cuidado de Deus com Seus filhos ao nos permitir acessar o passado de forma tão vívida. 

  Em relação ao tema da devocional... 

   Quando ficamos apenas nesse sentimento, temos um problema, pois, ainda que saibamos que já tivemos dias melhores, não fazemos nada para mudar. O que me parece bem óbvio, mas quando se está inserido no meio da situação, nem tudo é tão claro. No lugar de lamentos e sensações de impotência, devemos buscar mudanças, analisar o que nos tem afastado do Senhor, o que temos feito de errado. Spurgeon traz alguns exemplos que podem ser considerados como motivos dessa apatia espiritual:

  • Comparação
  • Idolatria 
  • Farisaísmos
  • Negligência nas orações
Ao último ponto o pregador destaca:

[...] um lugar de oração não frequentado é o começo de todo declínio espiritual

É necessário que haja compreensão da importância da oração, que possamos dar a devida atenção e fazermos uma autoavaliação do que está nos afastando do Senhor. 
Sejamos responsáveis e intencionais em nossa vida espiritual!




Era isso que tinha para dizer hoje. Até mais!


Obrigada por ter lido até aqui, espero que tenha te edificado.


Se puder deixe seu comentário : )





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas