Ele se chamará Emanuel


   




    Esta é uma breve reflexão sobre o significado do Natal. É importante que nós como cristãos não percamos a essência desse momento tão especial, devido aos acontecimentos do ano. 

    O versículo base para nossa reflexão será Mateus 1. 23

"A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco".

      O anjo disse a jovem que ela daria à luz a um bebê, e que seu filho se chamaria Emanuel. - certo, mas o que isso implica em nossas vidas, mais especificamente nos dias de hoje?! 

   O nome dado a Jesus, não foi atoa ou um mero acaso, assim como nada que Deus fez ou faz, tudo registrado na bíblia tem sempre um ensinamento.

 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 1tm 3.16. 

   Podemos pontuar duas coisas - bem óbvias na verdade, rs - sobre o nome dado ao filho da virgem:

I.      Ele é Deus

II.   Ele é conosco

 Vamos analisar esses dois pontos mais de perto.


I.      Ele é Deus

   Jesus, o menino que nasceu na manjedoura, de família humilde, pobre,  indefeso e frágil bebe, é Deus. O que isso significa?!

"Ao Senhor, o seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe. (Dt 10.14)

“Ele é a Rocha,
as suas obras são perfeitas,
e todos os seus caminhos são justos.
É Deus fiel, que não comete erros;
justo e reto ele é.” (Dt  32.4)

    Significa que, o Criador de todas as coisas se fez criatura para que tivéssemos redenção.

   Então esse bebê que repousa tranquilo, é Deus, nosso Senhor, Soberano sob todos, dono e mantenedor de tudo. Ele é o verbo encarnado, fiel, justo, único digno e merecedor do nosso louvor. O Senhor soberano se fez carne, desceu do céu, para que nós tivéssemos redenção. 

   O Natal significa isso, a vinda do nosso salvador. Devemos comemorar com louvores a Deus esse momento tão magnifico, é o dia que paramos tudo para celebrar o nascimento do nosso Salvador, o criador e dono de todas a coisas.

 

     II. Ele é conosco

  O libertador, nosso salvador, é Deus conosco, o que isso implica?! Implica em Ele ser Deus conosco quando nasceu, em seu “primeiro” sofrimento por nós, ao ser circuncidado ainda bebezinho, em ser conosco em seu ministério terreno, ao ensinar a vontade do Pai, ao cumpri-la na cruz. Deus sempre foi conosco, desde antes mesmo de sermos criados. Ele já pensava em nós, e isso é tão grandioso, e  às vezes complexo de entender, - na falta de palavras minhas, fique com as de Agostinho.

“Aquele por quem todas as coisas foram feitas foi feito uma de todas essas as coisas. O Filho de Deus pelo Pai sem mãe tornou-se o Filho do homem por uma mãe sem pai. A Palavra que é Deus antes de todos os tempos se tornou carne no tempo determinado. O criador do sol foi feito sob o sol. Aquele que enche o mundo jaz em uma manjedoura, grande na forma de Deus, mas minúsculo na forma de servo; isto foi de tal forma que nem Sua grandeza foi diminuída por Sua pequenez, nem Sua pequenez foi superada por Sua grandeza.” (St. Agostinho, Sermão 187)

  E tudo isso aconteceu por meio da abundante graça do Senhor sob nós, para que nós meros servos, fossemos justificados pelo sangue do cordeiro e libertos da condenação eterna. Não bastasse isso, o Senhor se preocupou em como ficaríamos após seu retorno ao céu, e nos enviou o consolador  (Jo 14.16)

“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,”


  Então, eu pergunto novamente, o que implica o nome Emanuel em nossas vidas?! Implica, amor, redenção e paz. Ele não é somente Deus conosco, Ele é Deus sempre conosco, o Espirito Santo de Deus está conosco para nos guarda, proteger e sustentar.

    Nos anos fáceis, os que passaram, nós comemoramos o Natal, que possamos comemorar em anos difíceis também, pois as circunstâncias não minimizam a graça do significado dessa data, talvez ela até nos leve a refletir mais ainda sobre essa maravilhosa graça.

“Regozijemo-nos, então, nesta graça… pois que maior graça poderia Deus ter feito nascer sobre nós do que fazer seu Filho unigênito se tornar o filho do homem, para que um filho do homem pudesse por sua vez se tornar um filho de Deus? Pergunte se isso foi merecido; pergunte por sua razão, por sua justificativa, e veja se você encontrará alguma outra resposta além da pura graça.” (St. Agostinho, Sermão 185).

 

    Que possamos comemorar o Natal com alegria, com louvor, comemoremos então o Natal de Emanuel.


 Que seja feliz o Natal em seu lar. Deus o abençoe!!


___________________________


Obrigada por ler até aqui, espero que tenha te edificado. 

Que Deus te abençoe, até mais!


Se puder deixe seu comentário ; )




Material de apoio:

Celebrando o Natal com Santo Agostinho

 https://voltemosaoevangelho.com/blog/2020/12/celebrando-o-natal-com-santo-agostinho/

 

 "Comentários Bíblicos de João Calvino (Novo Testamento): (com Índice Ativo)" de João Calvino, Davi Victor, Naihara Dantas.

 https://amz.onl/5A9D9ms

 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas