Salmo 46 | Salmo de Lutero


   

  Olá queridos leitores, hoje teremos uma breve reflexão no livro de Salmos, mais especificamente no

capitulo 46.

Ao regente do coro — para soprano. Canção do grupo de Corá.

1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

2 Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar,

3 embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.

Pausa

4 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

5 Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.

7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

8 Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.

9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os

escudos com fogo.

10'';Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na

terra.'';

11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

   Esse salmo fala sobre como o povo de Deus, aconteça o que acontecer, sempre deve ser feliz no Senhor

e sua segurança nEle. Spurgeon de forma didática intitula esse salmo como o CÂNTICO DA SANTA

CONFIANÇA ou SALMO DE LUTERO (o cântico bem conhecido por nós, Castelo Forte foi

baseado neste salmo), diversas vezes Lutero se refugiou no salmo 46, nas perseguições em que

sofreu, Lutero e seus próximos se confortavam no cântico de salmos 46.

   Ele foi escrito pelos filhos de Corá, os Levitas, com o intuito de ser cantado nas reuniões no

templo. O salmo é divido em três partes, uma divisão bem comum para os salmos, em cada

estrofe é repetido o tema central do Salmo, Deus ser o nosso refúgio (v.1 v.7 v.11). Não se sabe

ao certo quando esse salmo foi criado, João Calvino acreditava que os Levitas o criaram após

alguma vitória de Jerusalém, somente pelo poder de Deus, sem necessidade de seu povo

guerrear. (2 reis 18-19; 2 Crônicas 32; Isaías 36-37)

Augustus Nicodemos diz que este salmo deve ser sempre cantado pelo povo de Deus, em

especial nos momentos que se virem cercados por seus inimigos. Assim como agora nós

estamos envoltos por circunstancias que estão além do nosso poder, devemos nos lembrar do

que esse salmo diz “O Senhor é nossa fortaleza, socorro presente na tribulação;.

   A primeira parte do Salmo irá falar sobre quem Deus é, e o que isso significa para nós. (v.1-v.3)

  Segunda parte, onde Deus mora, e o que isso significa para nós (v.4-v,7)

  Terceira parte, o que Deus fez e o que isso significa para nós (v.8-v.10)


I. Quem Deus é, e o que isso significa para nós

1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

2 Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar,

3 embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.

Pausa

   Deus é comparado a um refúgio e fortaleza. As fortalezas eram cidades muito bem fortificadas

e quase impossível de invadi-las, como uma fortaleza, Deus é nosso socorro, em todos os

momentos, mas sempre presente em tribulação. O povo de Deus pode sempre encontrar

socorro no presente no Senhor.

  Portanto, não temeremos. Os que confiam no Senhor não devem ficar temendo o futuro, pela

vida ou pelo que for, pois sempre poderemos nos refugiar no Senhor. O autor ainda acrescenta,

embora as piores situações nos assombrem, não há o que temer, ainda que desastres naturais

nos atinja, terremotos, tsunamis...

O interessante é que Cristo fala sobre isso em Lucas 21.25-26

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e

perplexidade com o bramido e agitação do mar.

Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os

poderes celestes serão abalados.”


   Mas Deus é nosso refúgio e fortaleza, ainda que tudo isso aconteça Deus é nosso socorro... é

claro que o medo, é um sentimento natural diante de situações como essas, mas quando o

crente reflete sobre a grandeza do Senhor, o seu poderio sob o universo, sobre quem é Deus, o

criador de todas as coisas, encontraremos calma, pois o Senhor é nossa fortaleza, ainda que

algo nos atinja sabemos que Deus nos guardará para a eternidade com Ele.

II. Onde Deus mora, e o que isso significa para nós

4 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

5 Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.

7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

   O autor se refere a Deus como Altíssimo, ser supremo e ainda assim mesmo com sua

superioridade sobre todas as criaturas, Ele mora na cidade de Deus, Ele habita com os seus.

   Aqui o autor faz uma fusão entre Jerusalém, a cidade em que a arca do Senhor estava e onde

Ele se manifestava e o Jardim do Édem, os estudiosos chegaram a essa conclusão pois em

Jerusalém não havia rios que cortasse a cidade, e em Gênesis é relatado que no jardim haviam

quatro rios, e um em especial que regava o jardim (Gn.2.10-14). Essa ligação é feita para

mostrar que Deus habita no meio de seu povo, sempre, e do Senhor corre um rio, um rio de graça, 

misericórdia e que nos enche de esperança.

   Por Deus habitar conosco nunca seremos abalados, mais uma vez fica claro que os autores não

estão falando de somente de Jerusalém, mas do povo de Deus também, pois Jerusalém foi

abalada, ela foi conquistada duas vezes, por Nabucodonosor e pelos romanos, mas o povo de

Deus tem sobrevivido. Ele vem ao nosso auxilio pela manhã. Mesmo que os inimigos gritem e

abalem as nações, a voz Deus derrete a terra, tamanho seu poder, e esse Deus todo

poderoso está conosco.

O senhor dos exércitos está conosco, Ele está no controle de tudo. “O Deus de Jacó está conosco”,

 aqui Jacó representa os patriarcas. Deus fez uma aliança com seu povo, selada com sangue de animais, 

que aponta para a aliança que fez com a igreja e seu Filho. Ainda que tudo aconteça, Deus está conosco.

III. O que Deus fez e o que isso significa para nós

 8 Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.

9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os

escudos com fogo.

10 "Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na

terra. "

11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa


   Aqui o autor fala sobre uma situação em especifica, como vimos antes sobre alguma

realização que o Senhor acabou de fazer (livramento de uma guerra), o que deu início a criação do salmo, 

o escritor chama para contemplar as obras do Senhor. Deus livra seu povo e por isso diz “Parem de lutar, 

saibam que Eu Sou Deus”, a vitória vem por meio de Deus, ele tem poder sob tudo e esse Deus está

conosco.

v.8 “Valem a pena ser contempladas, pois são como ele mesmo; combinam bem com seu

infinito poder, sabedoria, justiça. Nossos olhos nos foram dados com esse propósito - não para

contemplar a vaidade, não para enganar ou ferir a alma; mas para o uso e a honra do Criador. O

Senhor se deleita em ter suas obras apreciadas; ele conhece sua excelência e perfeição, e

quanto mais são vistas e notadas, mais honra caberá a quem as fez. Apenas nós poderemos

fazer isso; há muita razão, então, para cuidadosamente contemplarmos.” Charles Spurgeon

 

v.10” Fique em silêncio toda a Terra! Saibam que eu sou Deus! A única consideração: que 

Deus é Deus, suficiente para calar todas as objeções à sua soberania “(Jonathan Edwards).

 

   Venham e contemplem a obra do Senhor, pois o tempo é próximo, contemplem sua grandeza,

descansem nEle, ainda há tempo para se arrepender de nossos pecados.

Quem Deus é?

Nosso refúgio e fortaleza, portanto não temeremos

Onde Deus mora?

Ele está em com seu povo, portanto não seremos abalados

O que Deus fez /faz?

Cuida e livra o seu povo, portanto exaltem-no, não há o que temer.


  -->  Para quem quiser refletir sobre esse salmo com boa música, recomento; 46 - Projeto Sola ; )


 

_____________________________________________________________________________________

 
 

Obrigada por ler até aqui, espero que tenha te edificado.  
 
Que Deus te abençoe, até mais! 
 
 
Se puder deixe seu comentario 


; ) 






Material de apoio:

Rev. Augustus Nicodemus | Deus é o nosso refúgio | Salmo 46 |19.04.2020

Charles Spurgeon esboço bíblico de Salmos

Comentário de Salmos - Vol 2. (séries comentários bíblicos João Calvino)

Salmo 46 | Castelo Forte é nosso Deus


Comentários

Postagens mais visitadas