Compromisso com o Reino de Deus

 

  Para sabermos qual nosso compromisso com o Reino de Deus, devemos compreender o que de fato é o Reino de Deus... e para isso iremos analisar as escrituras. Há diversas descrições acerca desse tema.


Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17

Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui". João 18:36

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível,
nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês". Lucas 17:20,21

Ele lhes disse: "Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado?
Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!
"Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo", continuou ele. "Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão.
A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado". Marcos 4:21-25 – Parábola da Candeia 


   A parábola da candeia descreve o Reino, em seu estado daquele período e no de agora. Naquela época, o Reino de Deus estava semelhante a uma candeia (lamparina, utilizada para iluminar) escondida abaixo de uma vasilha ou cama. Sua luz estava oculta, e não era possível ver seu o brilho,  não se era falado abertamente sobre o Reino, Cristo falava por meio parábolas, poucos acreditavam nele e os que criam tinham a sensação de que o Reino anunciado aparentemente estava invisível, a ascensão do Reino se daria com a crucificação de Cristo e seria perpetuada por meio do Espírito Santo enviado aos seus e aos discípulos para pregar as boas novas, e se realizará permanente na segunda vinda de Jesus. Hoje, o Reino de Deus, a candeia, não está mais oculta, ele já foi revelado, e deve ser propagado por nós. Aquilo que no momento estava oculto depois seria revelado, Cristo pregava em público e explicava no particular, mas hoje não deve ser assim, devemos anunciar ao mundo a palavra de Deus com clareza, assim como os discípulos.

   No mesmo capitulo temos uma segunda parábola que fala sobre o reino:

Ele prosseguiu dizendo: "O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou da colheita". Marcos 4:26-29  - Parábola da semente


   A semente germina e vira espiga através de um processo natural, indiferente ao homem, se ele está dormindo ou acordado, a espiga irá brotar. O Reino de Deus age da mesma forma, um processo natural, vimos na parábola anterior que nos foi dado o dever de pregar, devemos semear, mas a frutificação depende somente de Deus, quer estejamos acordados ou não. Assim como no processo da germinação, há um mistério, de como a terra faz isso, com o Reino de Deus também, há coisas que não compreendemos. A semente é a palavra de Deus, nós somos os semeadores - os que pregam a palavra. De uma maneira que não sabemos, Deus faz a semente de sua palavra germinar e frutificar, não sabemos a hora, quando e nem com quem, mas devemos semear sempre, esse é nosso dever com o Reino. Não importa como Deus vai agir, a colheita é certa, ela haverá. Mesmo que tenhamos a impressão que o Reino está invisível...

Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo?
É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas.
No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra".
Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber.
Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo. Marcos 4:30-34 - Parábola do grão de mostarda

  • Curiosidade; o grão de mostarda não é a menor semente que existe, essa era a crença na palestina daquela época, e Jesus utilizou a linguagem deles.

   O Reino de Deus começa pequeno, mas depois cresce e abriga muitos. Cristo, fazia referência a entrada futura dos gentios ao Reino. Cristo era rejeitado severamente pelos judeus, e por isso o Reino parecia tão pequeno, porém quando todas as nações se reunirem, o Reino de Deus estará em sua plenitude e veremos a sua grandeza e o seu esplendor.


Reino de Deus 

   O que é o reino de Deus? Vimos o que não é o Reino de Deus e o que ele se assemelha.
Ele não é comida, nem bebida. Ele começa pequeno mas depois cresce e abriga pessoas de todos os povos, como a semente de mostarda, que cresce e abriga pássaros. Ele se assemelha a uma candeia oculta, mas que depois resplandece e por fim se assemelha a colheita, com seus mistérios.... 
   Pode ser que mesmo com todas essas definições o Reino ainda esteja um pouco abstrato, então iremos ler algumas definições que homens de fé deram segundo a Bíblia.

“O Reino é domínio de Deus sobre a humanidade, execução do seu plano de salvação. Ele atua por meio de instrumentos, como os semeadores que carregam sua candeia, ele faz isso por meios que Ele escolhe. A atuação de Deus neste mundo, em muitos casos é imperceptível, para aqueles que não veem pelos olhos da fé.”  - Augustus Nicodemus

“O Reino é maior do que a igreja. É o governo de Deus. Onde uma pessoa se submete a Cristo aí está o Reino. O Reino de Deus é a presença do rei. Onde está o Rei, está o Reino. “- Hernandes Dias Lopes

 

"O Reino de Deus não está restrito a limites geográficos, ou preso à certa etnia; ele cresce por toda terra, e reúne entre os seus cidadãos pessoas de todos os povos, línguas e nações. Esse reino está em pleno desenvolvimento nos corações que reconhecem o senhorio de Cristo e se submetem à vontade de Deus. [...]Em seu aspecto presente, o Reino essencialmente é de caráter espiritual. Mas em seu aspecto futuro, na consumação dos séculos, o Reino de Deus alcançará sua plenitude e se manifestará de forma visível e gloriosa.” - Paul Washer

Podemos pontuar algumas coisas em comum:

  • O Reino presente é espiritual
  • Ele é a execução do plano da salvação 
  • Sua ação muitas vezes é imperceptível 
  • Ele se manifestará em plenitude e glória na segunda vinda de Cristo
  • Ele é justiça, paz e alegria no Espirito

   Sabemos agora, o que é o Reino de Deus, porém devemos saber também, como é possível fazer parte do Reino. Novamente iremos analisar alguns versículos das escrituras.

  Como é possível fazer parte do Reino


"O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! " Marcos 1:15


   O caminho de entrada para o Reino é arrependimento e fé


Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "
Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.  João 3:3-5


   Ninguém poderá entrar no reino se não nascer novamente

Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés. Atos dos Apóstolos 13:39


    Não veremos o Reino se não formos justificados


   Para fazermos parte do Reino, devemos crer no Rei a quem ele pertence. Sermos regenerados, nascer de novo e nos arrependermos. Justificados pelo cordeiro, pois por mérito nosso não somos dignos, nem capazes. Uma boa resumida no que devemos crer é o Credo Apostólico

“Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor,
o qual foi concebido pelo Espírito Santo,
nasceu da virgem Maria,
padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu ao mundo dos mortos,
ressuscitou no terceiro dia,
subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,
de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.”


     Quais devem ser as características de quem pertence ao Reino?


   Os que pertencem ao Reino devem ser humildes, devem servir, ser justos, pacificadores, amorosos e todos os gomos do fruto do Espirito. ( Gl 5.22,23) Percebam, essas características não são a causa para pertencer ao Reino, mas são por consequência de pertencer a ele. Os que são do Reino, devem por resultado de uma nova vida, regenerada, justificada e de busca de santidade, demonstrar essas ações, pois não devemos ser como a figueira que Cristo amaldiçoou, que aparenta ter fruto, mas de fato nada tinha. Nós devemos buscar exercitar os mandamentos do Senhor, pois seremos cobrados do que conhecemos, se conhecemos a palavra, mas se não a exercitarmos, seremos julgados.

  Compreendendo o que é o Reino de Deus, como fazer parte do Reino de Deus, podemos definir qual nosso papel e compromisso com ele. - E novamente iremos passear por várias passagens.

Papel e Compromisso com o Reino


Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33


   O Senhor quer que coloquemos Ele e o Reino como prioridade em nossas vidas.

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Marcos 8:34


   Deus quer que eu me negue, negue meus desejos e tudo o que me distancia dEle, que eu pegue a cruz e siga o caminha da verdade.

Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". Lucas 9:62

  Devemos compreender a seriedade de servir no Reino, não pode haver volta, devemos nos desligar de todos os caminhos que podem nos levar de volta para a velha vida.

Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. João 12:25
   Devemos amar mais nossa vida na eternidade, do que ter medo de perder a vida neste mundo.
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Mateus 6:10
 Precisamos desejar ardentemente a vinda do Reino em nossas vidas.

   Será que temos cumprido com nosso papel no Reino?! Temos colocado o Senhor, o Reino, como prioridade em nossas vidas?! Temos o buscado em primeiro lugar?! - Entendam, caros leitores, isso antes de servir para vocês, tem servido para mim - Acaso temos negado nossos desejos, temos nos negado e carregando nossa cruz?!  Será que verdadeiramente compreendemos a seriedade e o privilégio de servir ao Reino?! Ou será que ainda estamos flertando com o velho homem. Temos desejado ardentemente a volta de Cristo, ou temos amado mais essa vida a ponto de desejar que Cristo espere só eu me formar, ou casar, ter filhos ou sei lá, fazer a viagem dos sonhos.... quais têm sido nossas prioridades?! O que nosso coração deseja?

      O que Deus espera de nós?

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.
Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.
Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.
Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.
O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.
Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.
Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho,
pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.
Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.
Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;
se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;
se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:1-13 

        v.1 Fortifique-se

->   Somos fracos, Cristo sabe disso, por isso nos ordena, fortifiquem-se. Na palavra de Deus e em oração.

         v.3 Soldados

--> Somos soldados, e devemos agir como tais, abdicando de vida cômoda. Devemos negar a nós mesmos e buscar a Deus.

        v.5 Atleta

 --> Devemos nos dedicar como atletas, ter foco no Reino, ter compromisso com o Reino.

       v.6 Lavrador

 --> Assim como o lavrador, o cuidado e a constância devem estar presentes em nossas vidas.

      v.8 Jesus Cristo

 --> Lembre-se de Cristo, se fortaleça nele, se apoie nele.


   Li um livro que fala sobre os atributos comunicáveis do Senhor, chamado “Renovadas" e nele é tratado os atributos de Deus que devem ser refletidos em nós. Muitas vezes desejamos possuir os atributos de Deus, porém desejamos os que são impossíveis para nós, chamados atributos incomunicáveis, como a onipotência, onisciência e onipresença. Porém, podemos e devemos, possuir os atributos comunicáveis como; santidade, amor, bondade, justiça, misericórdia, graça, fidelidade, paciência, verdade e sabedoria, essas são coisas que Deus espera de nós. 
  Deus quer que sejamos comprometidos com o Reino, não só quando estamos na igreja, afinal a igreja somos nós. Devemos ser comprometidos com o Reino em nosso trabalho, escola, faculdade e em nossa casa. Qual tem sido nosso testemunho esses dias com as pessoas que temos convivido? Elas têm visto nosso comprometimento com o Reino, Cristo está sendo glorificado com sua vida?! Afinal agora tempo é o que não falta para nos dedicarmos, antes da quarentena, o que eram desculpas de falta de tempo, foram transformadas em quais outras, em que temos investido nosso tempo, que tanto se desejava e agora desperdiçamos com o ócio.... Temos investido no Reino?!
   Temos orado para que o Santo Espirito, nos faça suscetíveis a ouvi-lo?! Que Ele nos molde, precisamos nos comprometer com o Reino, e definir nossas prioridades, nesse momento gostaria de fazer um convite - não como um apelo, mas um convite a voltar... Volte ao princípio, ao momento em que você mais desejou buscar o Reino, e clame, clame a Deus por perdão, misericórdia e renovo. Essa noite antes de dormir, ou até mesmo depois de ler, ore ao Senhor, clame por renovo, e reflita verdadeiramente se você tem servido ao Reino com comprometimento.
____________________________

Obrigada por ler até aqui, espero que tenha te edificado. 

Que Deus te abençoe, até mais!


Se puder deixe seu comentário ; )









Material de apoio:

Comprometidos com o Reino

ttps://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/comprometidos-com-o-reino

Comprometidos Com o Reino de Deus

https://pt.slideshare.net/eliezeralmeida/comprometidos-com-o-reino-de-deus

O Reino de Deus em Parábolas - Augustus Nicodemus

https://www.youtube.com/watch?v=ljJcrpe357w

Valores absolutos do Reino de Deus - Rev. Hernandes Dias Lopes

https://www.youtube.com/watch?v=_RWKg9CYCbY

O  Que Significa "O Reino de Deus Está Dentro de Vós"?

https://www.facebook.com/1753060921581671/posts/2221979178023174/

A centralidade do reino de Deus

http://hernandesdiaslopes.com.br/a-centralidade-do-reino-de-deus/

=













Comentários

  1. Muito edificante esse texto! Ouvi (Li kkk) muita coisa que bateu com a minha visão dessas passagens da bíblia e outra que eu precisava mesmo refletir. Obrigado pela mensagem e que Deus te abenço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas