Sejam santos, porque Eu Sou santo | Chamado para a santidade


   Sabemos que durante a rotina de nossas vidas muitas vezes não temos a dedicação que deveríamos ter com nossa vida espiritual, o cuidado e a atenção de perceber quando estamos caindo na frieza ou na apatia, justamente por essa mesma correria, deixamos as coisas para depois, e às vezes esse depois nunca chega… a leitura da bíblia vai sendo adiada para o próximo ano, orações diárias, jejum, não se sabe nem mais o que é. Quem faz jejum hoje em dia?!... É sobre isso que iremos refletir hoje.

 
“Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem” 1 Pedro 1:15


   Ser santo... acredito que muitos crentes estejam cientes do significado de “santidade”,  mas vale retomar. Em hebraico a palavra Santo, é usada como “kadosh”, que corresponde à palavra grega “hagios” que na origem significava simplesmente separado. Então, sempre quando a bíblia fala sobre santo/santidade/santificação, quer dizer separar ou consagrar. Separar do que? -  você pode estar perguntando, caro leitor - e a Bíblia diz; do pecado, da corrupção...  
   Nesse versículo, nos é dito para sermos santos em tudo o que fizermos. Na escola, faculdade, trabalho e em meio a amigos, sermos santos... Devemos ser santos, buscar a santidade, em todo o tempo. É muito mais fácil buscar a santidade quando estamos em um ambiente propício a isso (retiros, cultos), pois são lugares onde estamos com esse intuito de buscar a Deus e a santidade. Estamos com pessoas que nos ajudam nesse processo, todo o cronograma é baseado na busca de Deus, estudos, orações, louvores… Tudo nos leva a buscar a santidade, mas e quando estamos em nossa vida, - sabe querido irmão, quando estamos em ambientes propícios ao pecado, tentadores, que nos desincentivam de buscar a Deus, são nesses momentos que devemos, também, buscar a santidade. São os momentos pós domingo, retiro, que pegam. Porque o que adianta ter tido uma experiencia fantastica, se não cultivamos nossa fé lá fora.. É como uma flor, se a regarmos constantemente durante uma semana e cuidarmos dela como é necessário, e depois a deixarmos de lado acreditando que aquilo já basta para ela se desenvolver, ou só a regarmos daqui um ano, em um próximo evento, e vivermos assim….  Esta deve ser nossa reflexão, nossas expectativas não devem estar somente em alguns poucos momentos, crendo que serão   “recargas” para o resto da vida, pode até ser um incentivo, mas deve ser exatamente isso, um incentivo, para que continuemos buscando em nossa vida ordinária.
   Sabemos que devemos buscar a santidade, e que muitas coisas nos desviam desse objetivo. Temos conhecimento que o principal motivo que nos desvia desse foco é o pecado, a desobediência da vontade de Deus. Tudo parece ser mais fácil do que  crescer em santidade, esse é um processo doloroso e muitas vezes lento. Dói, porque nossa natureza quer que façamos a nossa vontade e nada além disso, e lutamos contra isso diariamente. Somente conseguimos alcançar nosso objetivo em sermos santificados, com o auxílio do espírito santo. Com as ferramentas que Deus nos deixou, uma delas é a bíblia - claro.  

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”João 17:17

 Buscar a verdade do Senhor deve ser nosso anseio diário. A santidade é algo tão falado na bíblia, a importância dada é tamanha que às vezes não temos noção disso. Por exemplo, a palavra “santo’’ aparece na bíblia mais de 600 vezes, e se levarmos em conta seus derivados santidade, santificação, são mais de 700, é um dos temas centrais da bíblia, e podemos ver como negligenciamos isso em nossas vidas.

"Fato é que, se lermos as instruções dadas às igrejas do Novo Testamento, encontramos pouquíssimos mandamentos explícitos para cuidarmos dos carentes de nossas comunidades e nenhum mandamento explícito para cuidarmos da natureza, mas dezenas e dezenas de versículos que prescrevem, de uma forma ou de outra, que sejamos santos como Deus é santo."( trecho, a brecha em nossa santidade)  

   Precisamos refletir sobre isso em nossas vidas e saber o que tem sido nossa prioridade, porque quando buscamos a santidade buscamos agradar a Deus, indiferente ao que acontecer em nossas vidas..

"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade." 1 Tessalonicenses 4:7  

   Fomos chamados para a santidade, não para a impureza, não para vivermos no domínio do pecado. Assim como diz a primeira pergunta do catecismo de westminster

“O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.“

e não viver para a satisfação da nossa carne.  
  Glorificamos a Deus, quando estamos satisfeitos em obedecer a Ele. 
   Tem um livro que li há algum tempo - excelente, diz muito sobre a santificação, na verdade ele fala sobre como tem coisas que fazemos que nos desviam do foco, ele chama “A BRECHA EM NOSSA SANTIDADE”, quem tiver a oportunidade de ler - leia, ele nos mostra o valor que deveríamos dar a santidade e o valor que realmente damos.
   É certo que, o processo de santificação é imperfeito, pois estamos aqui na Terra, onde somos influenciáveis e corruptíveis, mesmo com a ação do Espírito Santo em nossas vidas, ainda sim, somos pecadores. E muitas vezes por vermos o quão difícil é esse processo e quão difícil é essa caminhada, nos frustramos, mas não podemos desanimar - não caminhamos sozinhos, é aí que entra o papel da igreja, dos nossos irmãos. Eles nos auxiliam na peregrinação, oram por nós, nos lembram que somos falhos e que nossa expectativa deve estar em Deus, não em nós mesmo, porque se depositarmos nossas expectativas em nós mesmo, falharemos. 

Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2

   Não sejamos parecidos com o padrão deste mundo, se eles não buscam por santificação, que nós busquemos, pois não somos deste mundo. Para finalizar... 

"Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.”  Levítico 19:2

 

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14

    Lembremos que servimos ao Deus Santo, e que sem santidade não veremos a Ele. Que essa alegria de buscá-lo, esse desejo e empenho permaneça e seja incentivado com leitura, orações e a ajuda de nossos irmãos.

_________________________

Obrigada por ler até aqui, espero que tenha te edificado. 

Que Deus te abençoe, até mais!


Se puder deixe seu comentário ; )




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas